Informações


Relações Brasil-Líbano

A imigração libanesa no Brasil teve início oficialmente por volta de 1880, quatro anos após a visita do imperador dom Pedro II ao Líbano.

Desde então, as relações entre os dois países se mantiveram fortes e sólidas, com iniciativas comerciais, econômicas e turísticas.

Acredita-se que o Brasil abriga a maior Diáspora Libanesa no mundo, com cerca de 10 milhões de libaneses e descendentes, o dobro da população do próprio Líbano. Em Campinas e região, a comunidade libanesa também é bastante representativa.

São aproximadamente 300 mil cidadãos de origem libanesa vivendo na RMC (Região Metropolitana de Campinas). 


Campinas - SP

Sede de região metropolitana, o município de Campinas é um dos mais importantes do País. Localizada a 98 Km da Capital do Estado, Campinas tem uma área 801 km². Sua população estimada em 2020 (IBGE) é de 1,2 milhão habitantes. Campinas é a terceira (3ª) cidade mais populosa do estado de São Paulo e a nona (9ª) mais populosa do Brasil. Décima primeira (11ª) cidade mais rica do Brasil, o município contribui com 1% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do País e de 44,5% do PIB do Estado. Com PIB de U$ 12 bilhões (R$ 23 bilhões) é um índice muito próximo a países como Bolívia ( U$ 12 bi) e Paraguai (U$ 13,1 bi).

Líbano

O Líbano está localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, na Ásia Ocidental, numa região que faz ligação entre esse continente e a Europa. Com cerca de 10.452 km², o país é um dos berços da civilizalçao. Os primeiros indícios de civilização no Líbano remontam há mais de 7 000 anos de história. É o local de origem dos fenícios, uma cultura marítima que floresceu durante quase 2 500 anos (3 000−539 a.C.).

O turismo é uma das principais fontes de renda do país, devido ao seu belo litoral com 225 km de costa, natureza exuberante,

vida noturna e coexistência religiosa. 

Share by: